quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pensando no todo

Em uma redação de jornal, cada profissional vai sempre querer valorizar o seu trabalho. O repórter vai defender seu texto. O fotógrafo, a sua imagem. O ilustrador/infografista, sua arte. Já ao diagramador cabe tentar contornar tudo isso, valorizando o trabalho de todos, harmonizando tudo de forma que todos os elementos sejam contemplados. O diagramador não pode, e nem deve, pensar apenas em um objeto solto, como somente a foto, somente o texto, somente o infográfico. A função é pensar a página como um todo.
Seguindo essa linha, posto abaixo dois exemplos de página. Na verdade, é a mesma página. O que muda é a posição onde está colocado o infográfico.

A matéria fala sobre o crescimento comercial no Centro de Santos, com a abertura de novos estabelecimentos. Para ilustrar essa reportagem, além de fotos, foi feita uma arte muito bem elaborada pelo infografista Bruno Arena. Quando diagramei a página e vi o print da arte, logo imaginei-a colocada no meio, seguindo a ordem de leitura e dando uma 'quebrada' na página, com a matéria de abertura em cima e a retranca em baixo.
Pois bem. Voltando ao início deste post, após ver a página diagramada, o infografista considerou se não era melhor deixar o infográfico no alto da página, abrindo a matéria, valorizando-o mais.
Eu já tinha minha opinião. Achava que a arte deveria vir no meio da página, como fora diagramada. Mas, como não sou o dono da razão e tenho humildade suficiente para ouvir as pessoas, fiz um segundo modelo com o infográfico no alto.
Gostei? Sim, gostei. Não nego.
Fiz uma pequena enquete com outros 3 diagramadores e todos foram unânimes: a arte ficaria melhor no meio da página.
Mas, não posso pensar na página somente em objetos. Se assim o fosse, com certeza, deixaria a arte abrindo a página.
E pensando no todo, o info no meio deu uma sequência de leitura. O leitor se prende ao título, à linha fina, ao texto e aí, vai para o gráfico, que lhe apresenta detalhes (no caso números) que não estão na matéria.

Caso fosse colocado em cima, posso estar enganado, mas imagino eu que seria como entregar de 'cara' o conteúdo. Haveria a possibilidade do leitor passar os olhos pelo gráfico e não se ater ao texto.
Além do que, o infográfico no alto da página, pelo menos a mim, passa a impressão de ser algo à parte da matéria.

Não questiono a posição do infografista. Acho que ele está coberto de razão em buscar valorizar o seu trabalho. Mas nesse caso específico, acho que sua arte ficou mais valorizada no meio, integrando-se totalmente ao contexto, do que se estive acima, fora desse contexto.

Ainda assim, posso estar enganado. Mas é a minha opinião.

abaixo, as duas opções de página, com a arte em cima e a arte no meio.


Um comentário:

  1. O info no meio quebrou a mancha gráfica....se ficasse acima de tudo realmente não faria o air que fez estando no meio da página. Vocês acertaram =)
    PS: Gostei do topo novo do blog. Não esqueci daquele template, não. Só preciso de um pouco de tempo para terminar.
    Abraço!

    ResponderExcluir