Para quem não sabe, o Jornal da Orla é um tradicional semanário gratuito que circula aqui no Litoral Paulista. Sempre aos finais de semana, é uma leitura habitual e ótimo entretenimento para os moradores da Baixada Santista. Mesmo quem não o lê periodicamente, ao menos uma vez na vida já pegou o Jornal da Orla. Afinal, existe desde 1973 e tem uma tiragem de 46 mil exemplares.
Contando em seu quadro com colunistas competentes que divagam sobre os mais diversos assuntos, consegue abranger temas variados, servindo de análise e reflexão para os leitores, como por exemplo Ouhydes Fonseca (que foi meu professor na Facos), José Carlos Silvares e Sérgio Luiz Corrêa(com os quais cheguei a trabalhar em meu início no jornal A Tribuna) e Edison Carpentieri.
Em termos de diagramação, confesso não ser muito fã do jornal. O projeto gráfico até que é legal, mas me parece que fica um tanto confuso devido à quantidade de anúncios em seu número de páginas reduzido. As matérias acabam por ficar entulhadas e, em certos momentos, é preciso atenção redobrada para não confundir a publicidade como parte integrante da matéria. Assim, não há diagramador que dê jeito.
Mesmo com essa adversidade, temos de ser sinceros. Os 'caras' da diagramação se sobressaem. Muitas vezes, a equipe de diagramação do Jornal da Orla faz milagres, conseguindo confeccionar páginas bem legais, interessantes e com profundo bom gosto.
Abaixo, posto algumas páginas do semanário, que demonstram que no Jornal da Orla há uma equipe de diagramação bastante competente e criativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário