Certa vez, quando criança, fui passar as férias de julho em Serra Negra, interior de São Paulo, com minha avó e meu irmão mais velho. Cidade tranquila (pelo menos era naquela época), gostosa, de clima bastante agradável. Não me recordo bem o que a gente fazia durante os dias. Nem me lembro se ficamos em hotel ou se fora alugada uma casa. Mas sempre me lembro de uma coisa. Andar a cavalo. Eu em um, meu irmão em outro, e mais algumas pessoas, trotamos pelas ruas da cidade. O trajeto não levava mais de meia hora para ser completado. Íamos como se fosse uma caravana. Na frente, um guia. No final, outro.
No retorno, quando estávamos próximos ao lugar de onde partimos, não mais precisávamos conduzir os cavalos. Eles voltavam sozinhos. Estavam acostumados a fazer aquele mesmo caminho várias vezes ao dia.
Bom. Mas aí, você que está lendo esse post neste despretensioso blog deve estar pensando: O que o passeio a cavalo tem com diagramação e com título do post?
Vamos lá.
Quem acompanha diariamente a primeira página de A Tribuna deve ter percebido que, durante algum tempo, as páginas eram muito parecidas. Nós, diagramadores da capa, tínhamos que, preferencialmente, deixar a manchete sempre em 5 colunas e, a primeira coluna da página, à da esquerda, com chamadas, formando uma barra vertical, um 'pirulito'. Claro que não era obrigação, mas era preferência.
E Isso era diário. (como vc pode ver nos exemplos abaixo)
Hoje, temos a ordem de, justamente, fazer o contrário. Cada dia uma capa diferente da anterior. Se hoje a manchete foi em 5 colunas, amanhã, vamos tentar em duas. Depois em seis, três, quatro.
E tentar evitar, sempre que possível, o uso da coluninha vertical no canto da página.
Pois bem. Mas qual a relação entre isso e os cavalos?
Eis o mistério: Nós, diagramadores da capa, sem querer ofender (até porque me incluo aqui) somos como aqueles cavalos de Serra Negra. Quando vamos diagramador a primeira página sempre começamos com algo diferente. Mas durante o processo de criação do layout, somos 'puxados' por nossos vícios diários e, acabamos deixando a, agora idesejada, primeira coluninha. Ou seja. Durante muito tempo, aquele tipo de diagramação era o usual, o corriqueiro, o diário. Era como um piloto automático. Manchete em 5 colunas e coluninha vertical no canto. Hoje estamos mudando isso.
Em um primeiro momento, parece que a capa fica um tanto quanto desorganizada, justamente porque nossos olhos estavam acostumados a 'ver' a página toda da mesma forma. Mas olhando bem, dá para perceber que tudo continua simétrico, alinhado, organizado. Apenas há uma disposição diferente dos elementos.
Posto aqui algumas primeiras páginas que ficaram legais e fugiram do tradicional manchete 5 colunas e coluninha vertical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário