No jornalismo acontece algo muito comum em datas e ocasiões específicas: o 'repetismo' (palavra que, caso eu esteja enganado, não existe no dicionário da língua portuguesa, mas vou usar assim mesmo). Ou seja. Pega-se a matéria que saiu no ano anterior e dá uma mudadinha. Pega-se a página que saiu no ano anterior e dá ma modificadinha. Pega-se a ilustra que saiu no ano anterior e dá uma atualizadinha. Isso sempre funciona para épocas como Carnaval, Dia das Mães e dos Pais, Natal, Ano Novo, início e fim de torneios esportivos, dentre tantas outras.
Prova disso são as páginas que posto abaixo.
A primeira, detalha a passarela do Carnaval santista, onde ocorrem os desfiles das escolas de samba na cidade de Santos. Ela foi publicada em 2010.
A segunda, foi publicada este ano.
Reparem que a estrutura é a mesma. Até os títulos das retrancas de ambas as páginas, chamam para quarta-feira, o dia da apuração.
Entretanto, há de se levar em consideração que em um ano, muita coisa acontece. A gente passa a ter outra visão, repensa certos recursos, aprimora nosso talento.
Isso fica explícito na infografia das páginas. Feitas por Bruno Arena, elas revelam o amadurecimento do infografista, com uso de detalhes mais organizados e visíveis, organização, sobriedade e, acima de tudo, a excelência pela informação.
Não condeno o 'repetismo'. Condeno a mesmice. Pegar algo que já está pronto e apenas dar uma enfeitadinha é mesmice, falta de criatividade, falta de vontade de trabalhar.
O que o infografista Bruno Arena fez foi ir além. Foi avançar, crescer, desenvolver ainda mais o seu talento.
E não estou puxando o saco dele não. É que a arte ficou legal mesmo. Gostei pra caramba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário