terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Comparação da Época e da Veja




Postei aqui no início da semana, como faço toda semana desde que comecei o blog, as capas das revistas Época, Veja e Isto É. Já houve vezes em que duas ou até mesmo as 3 revistas estampam o mesmo assunto na capa. Isso normalmente ocorre em temas especiais, como a morte de uma personalidade, ou uma tragédia natural, e mesmo uma eleição.
Mas nesta semana o que chamou a atenção foi fato de que Época e Veja usaram como tema de suas capas uma pauta sobre o Facebook e seu criador, Mark Zuckerberg. E isso gera comparações. Como não tenho as revistas (somente as capas), me privei de comentar. Então, reproduzo aqui a reportagem do portal Comunique-se, que compara as reportagens de Veja e Época desta semana.

Anderson Scardoelli
As edições desta semana de Veja e Época, duas das revistas mais vendidas no País, estampam a mesma pessoa na capa: o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, que aparece com a mesma camiseta na foto da primeira página e é citado, em ambas chamadas, como empresário de 27 anos com fortuna avaliada 100 bilhões de dólares.

Outra semelhança no desenvolvimento da pauta foi o espaço ocupado pelo Facebook em cada revista. A Veja destinou 12 de suas 126 páginas à reportagem sobre a rede social do “curtir”, o que representa 9,5% de sua edição. Com 98 páginas, Época destinou 10,2% da versão impressa, deixando dez páginas da seção ‘Vida’ para a matéria de capa. Listar os empresários que têm parte nas ações no Facebook foi mais um ponto em comum entre Veja e Época.

Focos diferentes
Boa parte das coincidências não se repetiu, porém, em outros momentos das reportagens. Como destaque principal, Veja informou que a rede social “engole o mundo”, apresentando a penetração do site de relacionamento entre os internautas de cada país. A matéria cita a rápida expansão do ‘Face’, que deverá chegar a um bilhão de usuários em agosto deste ano. A chamada da capa, “100 bilhões de dólares” (valor estimado em bolsa), também foi noticiada no decorrer dos primeiros parágrafos de Veja.

Abordar todos os valores relativos ao Facebook - inclusive citar que cada usuário vale 88,75 dólares - foi a estratégia usada pela Época na abertura da matéria. A reportagem utiliza três páginas para informar os valores alcançados pela criação de Zuckerberg desde o início do projeto, quando era aluno da Universidade Harvard, em 2004, comparando-os com outras empresas, como Google e Apple. Época destaca que muitas empresas estão aderindo a Fan Page, inclusive no Brasil. As críticas em relação à questão da privacidade foram lembradas em "subtexto" de quatro parágrafos.

Fontes
Época e Veja usam declarações feitas por Zuckerberg no ano passado e dão suporte ao texto com fontes distintas. O título da Abril entrevista “com exclusividade por e-mail” o empresário brasileiro Eduardo Saverin, que ajudou a criar o Facebook. A publicação da Globo consulta o filósofo Luiz Felipe Pondé. Em ambos os casos, são trazidos casos sobre a relação das pessoas com a rede social. Entre os exemplos está o videomaker João Rocha, de 28 anos, que perdeu o emprego por compartilhar informações confidenciais.

Trabalho em equipe
Para entrevistas, levantamento de dados e construção do texto, Veja e Época investiram igualmente na força de suas equipes. Bruno Ferrari, Luíza Karan, Nathalia Prates e Tonia Machado foram os repórteres responsáveis pela reportagem “Ele sabe tudo sobre você”, publicada na Época. Intitulado “O Facebook engole o mundo”, Veja contou com seis jornalistas para a matéria: Marcelo Skate, Rafael Sbarai (editor de redes sociais), Felipe Vilicic, Alessandra Medina, Ana Luiza Daltro e Érico Oyama.



Na imagem acima, infográficos da Época (acima) e de Veja com os empresários que têm ações no Facebook.
(Imagens: Reprodução)

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