Essa semana fiz três páginas que eu gostei do resultado.
A primeira é de Ciência.
A página não tem nada de excepcional. Mas quando eu estava digramando, resolvi brincar com o título. Então, peguei a palavra repete e, a repeti algumas vezes, para dar uma ideia de eco, ou, sem querer ser redundante, de repetição mesmo.
Na primeira página de A Tribuna, sempre tento fazer algo diferente, dentro dos padrões gráficos do jornal e sem chocar muito.
Com isso, resolvi fazer algo diferente na capa. Tínhamos duas imagens boas: o frio a Europa que estava com temperaturas abaixo dos 30 negativos e, o forte calor em Santos, com médias acima dos 30 graus.
A ideia era deixar as duas imagens próximas uma da outra, como se tivesse uma única chamada. Entretanto, isso não me agradava. Ficava muito normal demais.
Então, resolvi escancarar as duas imagens e as posicionei distantes uma da outra. Joguei uma no alto e a outra em baixo. Em um primeiro momento eu havia colocado a imagem de Santos em baixo e a da Europa no alto, seguindo o mapa mundi.
Resolvi aplicar um termômetro em cada foto, mas ilustrar melhor a temperatura. Coloquei em destaque o nome do local e a temperatura.
Antes de finalizar, apliquei a cor vermelha para mostrar o calor em Santos e, a azul, para o frio na Europa.
Na última hora, resolvi aplicar um fio ligando as duas páginas. Eu havia colocado um fio bem fino, azul, passando por fora da página. Tinha pensado em colocar esse fio começando em vermelho e terminando em azul, mas estava na dúvida e não usei.
Mas, o experiente diagramador JC Limeres sugeriu que eu usa-se sim o fio, e não por fora, mas no meio da página mesmo.
Antes de mandar a versão final para a gráfica, apliquei o fio e, com o aval do editor de primeira página Mário Jorge, mandei bala.
Me parece que algumas pessoas não gostaram muito, acharam ousado demais. Mas, quando se faz algo diferente que foge ao tradicional, não é possível agradar a todos.
O importante é que eu gostei e sei que ficou bem legal.
A terceira página também é a capa de A Tribuna. O que eu gostei nessa foi uma pequena arte, simples, mas que funciona muito bem.
A matéria fala sobre um pacote de intenções da Petrobras para investir na Baixada Santista. Na verdade, são 3 projetos.
Eu sempre penso que temos de facilitar tudo para o bom entendimento do leitor. Seguindo essa linha de raciocínio, resolvi criar uma pequena arte com pictogramas que deixam bem claro ao leitor quais são os projetos. Depois, na reportagem, essas propostas são esmiuçadas.
Como eu disse no início do post, são 3 páginas simples, mas que têm alguns detalhes que as diferenciam de páginas corriqueiras do dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário