sábado, 4 de fevereiro de 2012

Cronologia

Um tipo de recurso que eu acho bastante interessante para ser usado em uma reportagem é a cronologia, ou, para alguns, linha do tempo.
São acontecimentos com datas relacionados ao tema principal da matéria. No caso da queda dos prédios no Rio de Janeiro recentemente, a cronologia serve para 'lembrar' outros acidentes como aquele. Ou, para contar a vida de uma pessoa, a cronologia serve para revelar datas importantes, momentos marcantes.

Nas últimas semanas, usei por duas vezes esse recurso.

A primeira foi na reportagem sobre a morte do Padre Paulo, ocorrida no dia 23 de janeiro. Resolvi usar esse recurso para justamente contar, em uma linha do tempo, datas importantes na vida do pároco. Falei com o repórter Sandro Thadeu que, já estava planejando usar alguns dados sobre Padre Paulo. Então, as coisas ficaram fáceis.




A vantagem de se usar a cronologia desta forma é que ela dá uma leveza à página, e ao mesmo tempo, salta aos olhos do leitor, tomando sua atenção.

A segunda vez em que utilizei esse recurso foi na reportagem sobre o vazamento de petróleo na área do pré-sal da Bacia de Santos, a cerca de 290 quilômetros de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo.
Sugeri à editora Vania Lucia que fizesse uma pesquisa para criarmos um infográfico sobre os últimos vazamentos, a quantidade de petróleo que vazou, e outros dados mais.
Entretanto, para criar esse gráfico, seriam necessárias informações que a redação não tinha. Então, optei por usar uma cronologia com os mais recentes acidentes do tipo no Brasil.

Após a coleta dos dados, criei a peça e, para dar uma 'graça', coloquei dois splashes pretos para simbolizar o petróleo vazando e escorrendo.
A ideia seria até usar algo maior, com mais destaque na página, mas diante dos dados que tinhamos em mãos, essas cronologia ficou bem legal, dando informação a mais ao leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário