sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

50 jogos inesquecíveis (para o bem ou para o mal)

A revista Placar publica o edição especial com os 50 jogos de futebol inesquecíveis. Aquelas partidas que marcaram a gente, seja pelo resultado, ou por um troféu conquistado, ou ainda algo que ocorreu extracampo, mas que ficará para sempre na nossa memória.

Eu mesmo tenho alguns (não necessariamente estão nesta lista da Placar) que ainda hoje, mesmo muitos e muitos anos depois, me recordo com detalhes de lances, jogadores e gols.

Mas vamos à revista.

Começando pela capa, a ideia tradicional mas funcional. O número 50, grande, com algumas imagens das partidas dentro é um tiro certo. Sempre funciona. Sempre dá certo. E muitas vezes, é a melhor saída para o designer. É o típico feijão com arroz, a combinação perfeita. Claro que existem outras tantas maneiras de se ilustrar essa capa, mas a escolha não foi errada.


O miolo foi muito bem construído para compor a revista.

Dividido ano a ano, um ribbon é usado como uma ficha técnica da partida, com o ano, o local, a data e o placar do jogo. Um ótima solução como cabeça para posicionar o leitor no passeio pelas páginas. Além disso, em cada ano, um curiosidade é mostrada ao leitor, algo que aconteceu naquela ano, seja na política, na música, na literatura...

A diagramação nada engessada deu movimento às páginas.

Algumas partidas abrangem duas páginas, com fotos grandes e recursos visuais. Outras, espaço menor, mas sempre com recursos. Visualmente, é bastante atrativa.


















Eu gostei bastante, não apenas da parte gráfica, mas também do conteúdo editorial, ainda que eu tenha outros jogos que me marcaram mais do que alguns listados na revista.

Abaixo, algumas das páginas da revista Placar deste mês


Nenhum comentário:

Postar um comentário