terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Almanaque: Sofrimento à la carte. Como foi feito.


Uma nova página/coluna começa a ser publicada em A Tribuna. Trata-se do Almanaque, escrita a quatro mãos por Edu Cavalcanti e Fernando Russell, que sairá dentro da editoria Galeria e, como o nome diz, será um grande balaio de assuntos.

Na primeira, publicada no último domingo, o tema foi música. No caso, a sofrência, um estilo musical que se renova e está sempre presente, desde os anos 60 e 70, com Waldick Soriano e Odair José, chegando aos dias de hoje, com Naiara Azevedo e Pablo.

Para o layout dessa nova coluna, a ideia dos autores foi o bar, a mesa, a bebida. O lugar onde se afoga as mágoas por um amor que não deu certo.

Seguindo essa linha, pensei em um pôster, um cartaz vintage que remetesse às capas dos discos, mas sem fotos, somente desenhos, ilustras, ícones. Então, apliquei a imagem do cara no bar.


Como detalhe importante e principal da página,  um coração. E como se fala em coração despedaçado, apliquei um coração partido, em dois pedaços, que serviram de base para os dois blocos de texto.

Para dar mais realismo, acresentei silhuetas de garrafas de cerveja, casando com o tema sofrência.


As cores sóbrias foram usadas para dar seneridade e não tirar a seriedade do layout.

Um detalhe legal desse projeto é o selo que identifica a coluna. Depois de algumas opções esboçadas no papel, pensei em criar algo diferente. Ao invés de um logo único, vou trabalhar com tiografia. A cada tema, a palavra Almanaque será escrita com uma fonte que remeta ao assunto.





Por exemplo: neste primeiro que fala de música, bar, noitada, o selo foi usado como se fosse luminoso de boteco com música ao vivo. Quando for uma página que fale algo sobre terror, escreveremos o Almanaque com uma fonte assustadora, e assim por diante.

E para finalizar, a fonte do titulo. Usei a vintage king, perfeita para a ideia da página.

Essa é a pegada do Almanaque e como foi criado esse primeiro layout. A cada edição vou postando aqui o processo de criação. Acompanhem. Espero que gostem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário