terça-feira, 5 de outubro de 2021

Agonia no mundo - queda das redes

 Sim. Parece exagero ou filme de terror. Mas foi assim que ficaram as pessoas em boa parte do planeta com a queda dos três poderosos apps da internet: whatsapp, facebook e instagram.

Sem as redes sociais e sem o principal app de troca de mensagens, negócios não foram feitos, vendas não se concretizaram,  o mundo ficou 'fora do ar'.

E isso, certamente, iria parar nas capas dos jornais, sendo manchete ou não.

Dentre os que procuraram criar algo diferente, uma similaridade: o uso dos ícones dos apps, caídos ou quebrados.

Foi assim em A Tribuna. Os 'apps', foram aplicados no topo da página como se estivessem quebrados. Uma peça chamativa e bem explícita, transmitindo ao leitor a ideia clara, onde só de olhar ele sabe o que aconteceu, mesmo sem ler o texto.

 


Seguindo essa ideia de ícones quebrados e queda dos app vieram Diário de Pernambuco, Estado de Minas, o também mineiro Super Notícia e o paulistano Metro, que se aproveitou de O Grito, de Edvard Munch, para mostrar a agonia no mundo na tarde de ontem.







Vale citar também o Folha de Pernambuco, com o uso do emogi de pavor, o Correio*, da Bahia, e O Povo, do Ceará que unindo arte e criatividade levaram a informação aos seus leitores.






O carioca Extra e A Tarde, da Bahia, foram mais comedidos em suas peças.



Outra ideia que funcionou foi o uso de fotos como fizeram o gaúcho Correio so Povo e o Jornal do Commercio, de Pernambuco, o cearense O Estado é o Jornal de Brasília.
















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