Nosferatu completou 100 anos ontem. Inspirado no livro de Bram Stoker, o filme alemão dá origem à saga de vampiros no cinema, com uma atmosfera expressionista característica da época.
Com esse conceito em mente, A Tribuna publicou matéria especial sobre o centenário, com texto e edição de Ronaldo Vaio.
A página totalmente sem cor segue a fotografia do filme. Os fios e o nome da editoria Galeria, cuja cor característica é uma variação do azul seguindo para o roxo, ficaram pretos também, para dar o ar sombrio ao layout. A própria fonte da editoria foi substituída por outra mais 'nosferática'.
Essa tipologia foi usada no título e nas vinhetas dos destaques.
Para imagem principal, escolhi uma das cenas mais emblemáticas e características do filme: a sombra do conde Orlok (o vampiro) com suas orelhas pontiagudas, subindo uma escada.
Tendo essa imagem como fundo, o texto foi aplicado sobre retículas brancas, que tornam a leitura facilitada e se integra ao clima do filme.
Os destaques, no fundo preto, remetem aos diálogos do filme, que por ser mudo, tem a narrativa escrita em vinhetas entre as cenas.
A Folha de S. Paulo também bebeu na mesma fonte, utilizando a mesma imagem, mas com um filtro azulado para dar cor à página e uma atmosfera amedrontadora à capa da Ilustrada.
Vale destacar aqui também o mexicano El Financiero, que em 4 de março saiu na frente e com a bela ilustração de Oscar Castro, contou tudo sobre os 100 anos de Nosferatu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário