quinta-feira, 21 de julho de 2022

Appetite for Destruction - 35 anos

 Em 21 de julho de 1987 era lançado o disco de estreia de uma das principais bandas de rock da história: Appetite for Destruction, do Guns N' Roses. O LP é considerado um dos mais importantes lançamentos tendo clássicos como Sweet Child O' Mine, Paradise City, Welcome to the Jungle, dentre outros.

Mas vamos falar, rapidamente, da capa, que causou polêmica sendo substituída em alguns países, inclusive nos Estados Unidos.

O nome do disco foi tirado de uma ilustração de Robert Willians, que retrata uma mulher vítima de estupro por um robô, com as calcinhas na altura dos joelhos. O robô estuprador aparece prestes a ser punido por uma vingadora máquina assassina. Essa imagem foi considerada obscena e depreciativa contra as mulheres, sendo substituída, nos países em que foi censurada, pela imagem do crucifixo com as caricaturas dos membros do grupo como se fossem caveiras, a mesma imagem que o vocalista Axl Rose tem tatuada no antebraço.


Na época, a banda alegou que a capa de Appetite for Destruction era uma declaração simbólica, com o robô representando o sistema industrial que está estuprando e poluindo o meio ambiente.



A capa substituta foi desenhada pelo tatuador Billy White Jr., seguindo ideia de Axl Rose, que pediu um trançado no crucifixo em referência à banda irlandesa Thin Lizzy.



Nenhum comentário:

Postar um comentário