segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Histórias do Carnaval


Reis, rainhas, princesas, intérpretes, gritos de guerra e figuras marcantes e históricas do Carnaval santista. 

Esses foram os elementos principais da série especial em 16 capítulos, idealizada, produzida e escrita pelo jornalista Eduardo Silva para o jornal A Tribuna. narrando histórias de outros carnavais, apresentando as rainhas das escolas de samba e, principalmente, prestando homenagem a quem tanto fez pela festa santista durante anos e anos de Carnaval.

Em um primeiro momento, a página seria na verdade uma coluna. Mas depois de criado o boneco do layout, percebemos que o espaço seria pequeno para tanta informação. Então, ampliamos para uma página, publicada três vezes por semana.

E falando no layout, a ideia foi mesclar os antigos e os atuais carnavais, misturando o colorido da festa com o cinza do passado. Por isso, as cores da atualidade sobrepostas aos elementos monocromáticos alusivos às festividades dos anos 70, 80 e 90.

As fotos, sempre que possível recortadas, deram leveza ao layout carnavalesco, que normalmente é cheio de cores e elementos gráficos, e que por vezes, acabam ficando poluídos visualmente. 

A grande pegada dessa série foi justamente esse desfile atemporal entre o antigo e o atual, tanto na parte gráfica como na editorial, com textos que relembram as festas passadas e apresentam personagem atuais, principalmente as rainhas, que deram cor, graça e beleza às páginas.

Além disso, há de se destacar as homenagens ao intérprete Zinho, um dos principais da história do Carnaval da região; ao Marechal J. Muniz Jr., a maior autoridade do samba santista; à cobertura inédita e histórica feita pela TV Tribuna do desfile na passarela do samba; ao eterno rei momo Waldemar Esteves da Cunha.

Foi uma grande sacada do Eduardo Silva essa série, que gerou grande repercussão no mundo do samba.

Abaixo, as páginas da série, diagramadas por mim e por Karina Batista.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário