quarta-feira, 6 de setembro de 2023

O incêndio nos jornais da Baixada.

É sempre um desafio fazer capas de jornais com notícias de tragédias como incêndios e desastres.
A dúvida é se usamos uma única imagem impactante ou várias para mostrar aos leitores as dimensões do acontecido. E ainda assim, ter o cuidado para não explorar a desgraça sofrida pelas pessoas.

No incêndio da Vila Gilda, ocorrido na noite de segunda-feira, os jornais A Tribuna e Diário do Litoral vieram com layouts semelhantes: o uso de mais de uma imagem.

Em A Tribuna, optamos por três imagens. A ideia foi mostrar ao leitor como a vida pode mudar em questão de horas. Pasa isso, pensamos no antes, durante e o depois. Usamos uma foto de arquivo para ilustrar como era o Dique da Vila Gilda antes do incêndio. Em seguida, reproduzimos uma imagem do fogo ardendo para mostrar o durante e, para finalizar, uma foto do dia seguinte, de autoria de Alexsander Ferraz.



Já o Diário do Litoral optou por imagens do dia seguinte, mesclando fotos de como ficou a área com as do abrigo aos moradores que tudo perderam.

Nesse caso eu teria optado por apenas uma foto. A principal, de Nair Bueno, é uma ótima imagem, te do uma parede que ficou em pé como moldura para o terreno devastado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário