domingo, 17 de setembro de 2023

O novo Estado de Minas

 Seguindo uma tendência mundial, mais um tradicional jornal brasileiro muda de tamanho. Depois do Estadão aqui em São Paulo, agora foi a  vez do mineiro Estado de Minas, que troca o standart pelo tablóide. 

Segundo Júlio Moreira, autor do projeto, o novo design de notícias do Estado de Minas tem o mesmo objetivo: surpreender o leitor, apostando na ousadia do desenho e do conteúdo da publicação.

Na primeira edição do novo projeto, uma carta do diretor-presidente do explica os motivos da mudança em uma capa-anúncio, acreditando que esse novo formato traz dinamismo e facilita a leitura de uma forma amigável ao leitor. O jornal, que tem 95 anos, é referência no quesito design visual, sendo um dos mais premiados na área. 

Eu confesso que do ponto de vista visual fico um pouco receoso com o impacto que o layout perde com essa mudança. Se por um lado o formato menor agrega melhor o conteúdo de uma notícia, penso que também limite o efeito desejado quando se cria uma página diferente, uma arte, um grafismo. Mas o designer tem de se adaptar e tirar proveito da área gráfica.

O que se percebe no projeto gráfico é a manutenção do layout arejado, com espaços em branco que dão leveza às páginas, além de uma sútil troca da família tipográfica, que mantém o peso certo para cada informação do layout.

As cabeças de página com os nomes das editorias perderam a tarja cinza que era aplicada no fundo, ficando soltas, ganhando destaque e mantendo o layout clean.

Abaixo, a última capa do Estado de Minas standart, a primeira capa e algumas páginas do Estado de Minas tablóide.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário