sábado, 16 de outubro de 2021

O último Estadão. O fim de uma Era.



E chegou às bancas hoje o fim de uma era no jornalismo impresso: o último O Estado de S. Paulo, O Estadão, no formato standard.

Sim. O jornalão vai mudar de tamanho. A partir de amanhã será berliner, também conhecido com germânico.

Trata-se da quebra de uma tradição dos jornais brasileiros. O standart sempre foi sinônimo de jornal sério e conceituado, ao contrário dos tablóides, considerados populares, irônicos, opressão marrom.

Mas há décadas o mundo dos impressos vem mudando. Na europa principalmente, os títulos mais conceituados adotaram tal formato, assim como na América do Sul e mesmo aqui, no Brasil, começando pelos sulistas e se estendendo por vários estados.

A mudança de tamanho é algo já pensado por muitos e muitos veículos, que buscam na economia do papel a redução de gastos em época de crise para os impressos.

Mas vejo essa mudança não apenas como forma de gastar menos. O formato berliner permite um melhor manuseio por parte dos leitores, além de dar um ar de modernidade à publicação.

Acredito que belas páginas poderão ser produzidas neste novo tamanho, sem perda do impacto visual por ser menor.

A mudança não deve ser somente de tamanho, mas imagino que um novo projeto gráfico virá junto.

É aguardar para ver o início de uma nova era no jornalismo impresso brasileiro e ver até quando os outros continuarão sendo jornalões.

Abaixo, algumas capas do Estadão antes da mudança.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário