segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Brigitte Bardot. O adeus a um ícone do cinema nas capas dos jornais do mundo

 As primeiras páginas dos jornais do mundo com a morte da atriz francesa Brigitte Bardot, que muito mais do que uma atriz, virou um símbolo de liberdade, sensualidade e ruptura nos anos 1950 e 1960. Ícone do cinema francês, marcou época com personagens que desafiavam os padrões morais de seu tempo. Ela transformou sua fama em ativismo, dedicando a vida à defesa dos direitos dos animais. 

Quando soube da morte da atriz, a minha expectativa era grande em ver as capas dos jornais do mundo inteiro (os jornais brasileiros estão nesse link), principalmente os franceses. Fiquei imaginando como seriam as primeiras páginas, se usariam fotos antigas ou recentes, qual a dimensão que isso teria nas capas.

O Libération fez exatamente o que eu imaginava:  O impacto imediato que causa nos leitores. A capa, tendo como poder absoluto a imagem do close em preto e branco da atriz domina todo o espaço, criando uma presença total e intensa. A foto, de uma beleza simples, reforça a ideia iconográfica do que representava a atriz, culminando em uma capa elegante e poderosa, perpetuando o simbolismo da atriz.

Le Figaro não fica atrás, criando uma primeira página que respira sensualidade.

E o que dizer da capa do L’Humanité? A melhor foto. Diferente de todas as outras, quebrando padrões estéticos em um layout que impacta e incomoda, causando uma leve perturbação ao leitor. 

Um ponto que sempre gera dúvidas na hora da confecção de uma capa com esse assunto é: qual foto usar? Uma imagem de quando a atriz estava no auge, jovem e bela? Uma fotografia mais recente, mostrando que o tempo passa para todos.

A maioria optou pela foto dela jovem. Talvez por querer enaltecer o símbolo sexual, a sensualidade, a beleza da juventude.

Mas alguns jornais fugiram a essa linha. O alemão Der Tagesspiegel, que ao contrário dos demais jornais, usou uma imagem mais recente da atriz, já envelhecida, para ilustrar sua capa. O austríaco Salzburger Nachrichten não perdeu tempo pensando e foi logo aplicando várias imagens da atriz em diferentes épocas da vida. Uma ótima solução para essa questão.

Abaixo, as capas dos jornais espalhados pelo mundo.



































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário