terça-feira, 4 de novembro de 2025

O Adeus a Lô Borges nas Capas dos Jornais Mineiros — Emoção, Design e Homenagem

A morte do músico Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, comoveu Minas Gerais e o Brasil. Símbolo da música mineira, sua despedida deveria ter uma representação à altura nas capas dos jornais de mineiros. No mínimo, verdadeiras peças de design editorial que têm o poder de transformar o luto em arte visual.

Minimalismo e poesia no Estado de Minas


A capa do Estado de Minas é um exemplo de emoção contida e força simbólica. Sobre o fundo branco, um par de tênis gastos representa o LP de 1972 intitulado Lô Borges, mas mais conhecido popularmente como disco do tênis, em referência à imagem da capa do álbum. O texto,  “Se eu morrer, não chore não, é só a lua...”, é um trecho da canção Um girassol da cor do seu cabelo, e transforma a notícia em poema.

A escolha tipográfica, o espaço em branco e o equilíbrio visual fazem da página uma homenagem silenciosa, na qual o design comunica mais que as palavras. Um verdadeiro tributo ao músico, com a simplicidade e a leveza mineira.

Narrativa e movimento em O Tempo

Já o jornal O Tempo optou por uma composição mais narrativa e calorosa. O trem que parte sobre um violão é uma metáfora visual poderosa e referência musical também. As três fotos de Lô — jovem, maduro e em estúdio — constroem uma linha do tempo afetiva, destacando sua presença constante na cultura mineira e brasileira. A diagramação cria ritmo, e o uso de tons quentes e terrosos reforça o vínculo com Belo Horizonte e o Clube da Esquina, transformando a capa em uma bela peça emocional.

Design editorial como linguagem da memória

Tanto o Estado de Minas quanto O Tempo mostraram que o design jornalístico pode traduzir sentimento. As capas não apenas noticiaram uma morte. Elas contaram uma história, usaram o espaço gráfico como território da homenagem e revelaram como Minas fala de seus artistas: com poesia, silêncio e respeito. Nessas ocasiões, surgem capas bem trabalhadas e pensadas. E essas capas se tornam, documentos visuais da história e da cultura brasileira, e também exemplos de como o design editorial pode tocar o leitor pela forma, não apenas pelo conteúdo.

Abaixo, as páginas internas do Estado de Minas e o Tempo.





























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